Olá!

Obrigada por acessar o site da Guta! Eu sou a Kaká, tenho 31 anos, sou feminista e eu sou a criadora da Guta Garatuja.  

 

Confira abaixo as perguntas mais frequentes que recebo no meu “inbox” e caso você tenha outra pergunta para mim, entre em contato comigo e eu responderei assim que possível.

 

E que nada nos defina.

 

1.  Você é mulher?

Sim. Eu sou mulher e feminista. Eu que crio o roteiro, desenho, escrevo os textos e publico as tirinhas na página gutagaratuja.com e nas redes sociais. Também sou eu a única que lê as mensagens que recebo via inbox e e-mail. Ou seja, tudo o que envolve a Guta é elaborado e controlado por uma mulher. Pode confiar ;).

2.  Suas tirinhas são autobiográficas?

Minhas tirinhas são inspiradas em situações que aconteceram comigo ou com amigas(os). Sempre tento colocar um pouco de humor para ficar divertido de ler.

 

3.  Você acha que machismo é engraçado?

De forma alguma. Machismo é um problema extremamente sério que ofende, machuca, traumatiza e mata mulheres todos os dias no mundo todo. Uso um meio de comunicação leve como a tirinha para tratar um assunto tão pesado, pois essa foi a maneira que encontrei de me comunicar tanto com as feministas como também com pessoas que ainda não se engajaram no movimento, mas que ao ler a tirinha param para refletir sobre o assunto. Para quem quer se aprofundar no feminismo, existem inúmeros blogs que compartilham ótimo conteúdo de forma muito mais detalhada.

 

4.  Qual é o seu objetivo com as tirinhas da Guta Garatuja?

Meu objetivo é compartilhar experiências (boas e ruins) com minhas seguidoras e também usar o humor para problematizar e levantar discussões sobre situações tidas como normais, mas que reproduzem algum tipo de opressão. Meu objetivo é empoderar e unir mulheres.

 

5.  Posso postar uma tirinha sua no meu blog/site/facebook/etc?

Claro que pode! Se você não estiver utilizando as tirinhas da Guta para fins lucrativos, não precisa pedir permissão para postar. Se possível sempre coloque a referência da página do Facebook para ajudar a divulgar. Já me perguntaram se poderiam usar uma das minhas tirinhas em trabalho de faculdade/escola e isso também não tem problema. Apenas peço que não faça nenhuma edição na tirinha (ex: alterar texto, remover os endereços dos sites, remover minha assinatura). Para traduções dos textos em outras línguas, por favor entre em contato comigo diretamente.

 

6.  Vi sua tirinha publicada em uma mídia com um número significativo de leitores. O que eu faço?

Compartilhe comigo. Com a velocidade que o conteúdo se espalha pela internet, nem sempre fico sabendo quem publica minhas tirinhas. É sempre bom saber de onde vem as “chuvas de likes” que recebo em uma tirinha específica. Normalmente é porque algum blog grande feminista ou algum político/artista famoso replicou um post meu. Sempre fico feliz em saber. :)

 

7.  Posso sugerir um tema para uma tirinha da Guta Garatuja.

Pode sim. Sugestões são sempre bem vindas.

 

8.  Tentei entrar na sua página do Facebook e ela estava fora do ar, o que aconteceu?

O Facebook da Guta Garatuja já saiu do ar algumas vezes, pois existe um grupo de pessoas que tenta constantemente derrubar a página por ser contra o movimento feminista. O mesmo acontece com várias outras páginas feministas. Por isso eu criei outras redes sociais (Tumblr, Instagram) e agora a página oficial da Guta, pois caso a página do Facebook caia novamente, as leitoras podem ter acesso às tirinhas de outra forma. Eles tentam nos derrubar, mas a gente sempre volta ;).

 

9.  Por que você não posta fotos suas e nem compartilha seu Facebook pessoal?

Por ser mulher e estar abordando um tema que gera bastante polêmica, eu prefiro manter minha identidade preservada. Não tenho a intenção de me tornar uma figura pública, por isso deixo a Guta falar por mim.

 

10. Podemos ser amigas?

Sim :)

© 2016 by Guta Garatuja. Created with Wix.com